VISITAS CULTURAIS

São Martinho no Alentejo Hospitalário

23 de Janeiro de 2020

Sobre

No dia 09 de novembro último, o GDST promoveu um passeio lúdico-cultural a Belver, Amieira do Tejo e Marvão com um almoço típico alentejano em Alpalhão.

Tendo como foco o já célebre magusto de Marvão, o passeio apresentava o paralelo atrativo da abordagem à influência da Ordem do Hospital nesta região. Esta abordagem cultural foi bem conseguida na passagem por Belver e nas visitas ao Castelo da Amieira do Tejo, Alcáçova do Segundo Prior do Crato, e à original capela de São João Batista que lhe está adjacente.

Quanto a Marvão, o objetivo lúdico do magusto não foi conseguido porque as condições objetivas no terreno o não permitiram. Com um acesso "entupido" por uma afluência de cerca de 50.000 forasteiros (como viemos a ser informados), toda a envolvente se tornou impraticável pela chuva, vento e, principalmente, denso nevoeiro. Um ambiente agreste nada convidativo a andar na rua. Após uma hora a "percorrer" uma pequena parte do acesso à vila, não obstante os impotentes esforços dos agentes da GNR que observávamos do nosso quase imobilizado autocarro, seguida de mais uma hora literalmente "bloqueados", foi discutida e situação havendo mais um elemento em equação: os limites horários da viatura e da condução do motorista. Ponderada abertamente a situação, todos os nossos participantes votaram favoravelmente a desistência. Após uma inversão um pouco complicada, prosseguimos a nossa viagem rumo a Lisboa. Embora alheio à nossa vontade ou capacidade de intervenção, lamentamos o sucedido e apresentamos a nossas desculpas aos participantes.

De referir por último, como duas notas muito positivas, para além da componente cultural já referida: o excelente almoço em Alpalhão e a alegre animação que contagiou todo o grupo, prolongando-se inclusive por todo o percurso do regresso.

Carlos Vidal