VISITAS CULTURAIS

LISBOA PREMIADA E NOVA-Museu do Dinheiro

17 de Maio de 2018

Sobre

Sob este "chapéu" da Lisboa Premiada e Nova, o GDST promoveu em 24 de fevereiro último uma visita guiada ao Museu do Dinheiro e à sua contígua Muralha D. Dinis que culminou com um almoço com fados de Coimbra. Porquê a aparentemente estranha titulação? Porque realmente foi uma visita cultural a algo de premiado e novo: o Museu do Dinheiro, sito na antiga Igreja de São Julião, anexa ao Banco de Portugal, aberto em 2016 e já classificado como "o Melhor Museu Português do Ano".

Todos os participantes puderam conhecer toda a história do dinheiro ao longo dos tempos, nas suas mais diversas representações e a sua relação com as sociedades e com o indivíduo. Para além da muito interessante interação do visitante com esse conhecimento, foram admiradas ricas coleções numismática e notafilia e outros objetos e dispositivos virtuais de contextualização.

O grupo seguiu para a visita subterrânea à parte da Muralha D. Dinis, descoberta aquando das obras de reabilitação da ex-igreja de São Julião. A cuidada explicação da estrutura urbana de Lisboa e a expansão das suas muralhas foi atentamente apreciada pelo grupo.

A visita fechou com um excelente almoço em restaurante em que, além do repasto, se ouviu fado de Coimbra, numa envolvente a que não faltou a participação de alguns dos nossos "amadores".

Todos os participantes reconhecerão certamente que este programa constituiu um evento cultural e lúdico de excelência.