TRAIL RUNNING

Foz Coa Ultra Trail

27 de Março de 2023

Sobre

O Foz Côa Douro Trail Adventure decorreu no fim de semana, de 10 a 12 de Março 2023, tendo Foz Côa recebido 800 atletas de 13 países para prova de Trail Running.  
 
A beleza ímpar do Alto Douro Vinhateiro, com os seus trilhos técnicos e desafiadores, vales em socalcos rasgados pelos rios Douro e Côa, as amendoeiras em flor, a linha férrea desativada do Pocinho a Barca D’Alva, as aldeias históricas e pitorescas de Castelo Rodrigo e Marialva e as simpáticas gentes que sabem receber bem, acolheram os cerca de 800 participantes no evento.
 
Esta prova fez parte do Circuito Nacional de Trail Running (ATRP) e do Circuito Best Trail Series, o evento arrancou no dia 10 Março, com o Sunset Trail, depois de uma visita à Quinta Vale Meão, a partida foi dada nas caves desta famosa Quinta, percorrendo cenários incríveis deste fantástico espaço. Do Museu do Côa a Castelo Melhor foi o percurso do dia 11, e do Castelo de Numão a Vila Nova de Foz Côa a etapa Ultra, reservada para dia 12.
 
Nesta ultima distância Ultra (45k c/ 2.400d+ e 2.600d-) inscreveram-se 120 atletas tendo participado pelo GDST o colega Nuno Henriques, obtendo a 36ª posição da geral e o 16º lugar no escalão M40 com o tempo de 5h45m. 
 
A Carlos Sá Nature Events e o Município de Vila Nova de Foz Côa, pretendem afirmar este evento como uma referência da modalidade a nível Nacional e Internacional, o feedback dos atletas foi magnifico, e todos são unânimes em dar parabéns ao Diretor de Prova Carlos Sá e a toda a sua equipa, de fato a região é um diamante por lapidar, no que toca ao turismo desportivo de natureza.