TRAIL RUNNING

8ª edição do Trail do Cavalo

25 de Janeiro de 2026

Sobre

Apesar dos ameaços da tempestade Ingrid, realizou-se na mesma a 8ª edição do Trail do Cavalo em Alter do Chão organizado pela R&W - Alter Runners Associação.

Do evento fizeram parte três provas de carácter competitivo, 32Kms – Trail Longo (D+ 1150m), 20kms – Trail Curto (D+ 750m) e 13Kms – Mini Trail (D+ 275m), que integraram os Circuitos Distritais de Trail Curto, Trail Longo e Trail Jovem da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e uma caminhada na mesma distância do Mini Trail.

Os Trail Longo e Curto partiram das instalações da emblemática Coudelaria de Alter do Chão, seguiram pelo Mato de Alter, Ribeira de Seda, Antigos Moinhos e Ermida de São Miguel, passando por trilhos abertos já este ano, chegando ao centro da Vila, ao Largo dos Doze Melhores de Alter.

O Mini Trail e Caminhada tiveram a partida e chegada no Largo dos Doze Melhores de Alter, fazendo a ascensão a Alter Pedroso, onde passaram pelas ruínas da Anta de Alter Pedroso, Castelo de Alter Pedroso e no regresso terminaram com a passagem pelo Alto de Santa Catarina. A chuva, o piso enlameado cheio de pedras foram uma constante, e além dos habituais cavalos, vários rebanhos passeavam pelos prados ainda que o tempo não fosse o mais apelativo. O repasto final ao som da banda filarmónica local consistiu em caldo verde, bifana e bebidas naturais o que aqueceu de que maneira o corpo e o espírito dos atletas que com o tempo frio, chuvoso e ventoso estavam extenuados do duro desafio. Nota menos positiva, o duche de água quente não chegou para todos. Parabéns ao atleta Rui pelo desempenho, com o campeonato regional trail de Lisboa a aproximar-se.

 

Classificação Mini Trail 13Km / 275D+:

- Rui Machinho: Geral 16º - M50 - 2º - 01h13m